25 de out. de 2013

Resenha: Crepúsculo - Stephenie Meyer


Livro: Crepúsculo
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 355
Sinopse: Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida da uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio. O que Bella não percebe é que quanto mais se aproxima dele, maior é o perigo para ela e para os que a cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás...


Depois que a mãe de Isabella Swan se casa novamente, ela decide ir morar com o seu pai em Forks - uma cidadezinha que vive sobre uma constante camada de chuva, e sair do clima quente do Arizona. No primeiro dia de aula, Bella encontra Edward Cullen, um cara lindo mas misterioso que vive no mundo dele e dos irmãos, sem se comunicar com mais ninguém da escola. Depois de uma troca de olhares durante o almoço, Bella encontra Edward mais uma vez na aula de biologia e ainda por cima senta ao lado dele - durante toda aula, ela não entende o porque dele ficar tão distante dela e ficar prendendo a respiração como se algo estivesse cheirando ruim. 

Mal sabia ela, que Edward escondia um segredo obscuro que ninguém nunca descobriu ou desconfiou. Depois de alguns dias com Edward, Bella percebe que ele esconde algo e está determinada a descobrir o que é. 

Quando Jacob Black - um amigo de infância de Bella - lhe conta sobre algumas lendas antigas Quileutes sobre os Cullens, ela finalmente descobre qual é o segredo assustador e sombrio que Edward e sua família escondem a décadas. Os Cullens são vampiros. A história de Bella e Edward, está apenas começando com a descoberta desse segredo. 

Pra falar a verdade, quando a minha amiga me contou de Crepúsculo e falou para eu ler - não quis. Uma história de amor entre um vampiro e uma humana, para mim, parecia uma coisa idiota; sem sentido e que eu não ia gostar. Ela continuo insistindo e finalmente eu tomei coragem e li. 

Todos conhecem a expressão "não julgue um livro pela capa"? Então, me arrependi profundamente do meu julgamento a respeito da história de Stephenie Meyer. Assim que eu passei do terceiro capítulo simplesmente amei a história. Comecei a me ver ali, no lugar da Bella, querendo saber quem era aquele cara; porque ele agia daquela maneira; qual era o segredo obscuro dele. Apesar de já saber que o Edward era um vampiro e tal, eu não conseguia parar de ler. 

Nunca gostei de ler, nunca mesmo. Mas depois de ler Crepúsculo, depois de ter altas emoções com as histórias de Edward e Bella - me apaixonei pela leitura. A forma como a Stephenie narra a história e acima de tudo o que ela pensou para a história, me fizeram ver tudo de uma maneira completamente diferente. 
"Nunca pensei muito em como morreria - embora nos últimos meses tivesse motivos suficientes para isso -, mas, mesmo que tivesse pensado, não teria imaginado que seria assim. Olhei fixamente, sem respirar, através do grande salão, dentro dos olhos escuros do caçador. Sem dúvida era uma boa forma de morrer, no lugar de outra pessoa, de alguém que eu amava. Nobre, até. Isso devia contar para alguma coisa. Eu sabia que, se nunca tivesse ido a Forks, agora não estaria diante da morte. Mas, embora estivesse apavorada, não conseguia me arrepender da decisão. Quando a vida lhe oferece um sonho muito além de todas as suas expectativas, é irracional se lamentar quando isso chega ao fim. O caçador sorriu de um jeito simpático enquanto avançava para me matar"
Crepúsculo não é um livro que todos vão amar, já que junta romance e ficção cientifica. Mas pelo menos vocês deviam dar uma chance a ele igual eu dei. No inicio vocês podem não gostar da história, achar a narração chata, a Bella sem sal... mas leiam mesmo assim. Deem uma chance a Stephenie de encantar vocês com esse mundinho dela, igual me encantou. 

Enfim, Stephenie Meyer conseguiu combinar sensualidade, mistério, romance e fantasia em uma maravilhosa trama de suspense, romance e ficção cientifica. Tremendamente sedutor, Crepúsculo mantém seus leitores ligados até a última página. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário